terça-feira, 15 de junho de 2010

Dos 7.. a Avareza.

*Voltando a série que acabei não finalizando (perdão ai!) dos 7 pecados capitais.

Avareza, o quarto círculo do inferno na visão de Dante Alighieri, a base do mundo capitalista, o obstáculo ao céu para os ricos como diz Jesus em:

"Então, disse Jesus a seus discípulos: Em verdade vos digo que um rico dificilmente entrará no reino dos céus. E ainda vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus." (Mateus 19:23-24)

O ponto não é ser rico, é onde está seu coração, pois ali estará seu tesouro (como diz em Provérbios). Isso é avareza, porque na verdade até um pobre pode ser avarento, mesmo com o pouco que ele tem. Enfim, gosto de enfatizar o equilíbrio nas nossas decisões, e não ser 8/80, então o que digo aqui é que você não precisa ser pobre por opção ou não pra ser um verdadeiro cristão. O ponto é, o amor ao dinheiro. Ahh.. o Amor.. como vinha falando ao decorrer dessa série, esses pecados se tratam do amor, de negar o mandamento de Jesus: "Ame a Deus sobre todas as coisas, e ao teu próximo como a ti mesmo."

A avareza simplesmente tomou conta do mundo de hoje, e até mesmo nas próprias igrejas a de se notar que as pessoas acham que podem barganhar com Deus, ou que o centro da vontade de Deus para nós é ter dinheiro, ser rico e "subir" na vida. Quando isso se torna o foco, o centro da atenções e o motivo de as pessoas irem a igreja, ai tem algo errado. Porque o amor, o louvor e a adoração devem ser voltadas a Deus e não a Mamom (dinheiro). Até ouvi falar que em uma igreja ai rolou o Trízimo no mês de Dezembro (quando os trabalhadores recebem o 13º salário), que segundo eles seria o triplo da bênção, como se a matemática de Deus fosse a do homem. Fora os outros absurdos que rolam por ai né, mas esse não é o foco do texto. As vezes parece que voltamos a Idade média, tanto quanto a ignorância das pessoas, quanto da exploração e avareza das Igrejas. Que Deus nos perdoe.

Há também aqueles que trabalham a vida inteira, juntando dinheiro, vivendo somente para o trabalho (o que tem destruído muitas famílias) e sem notar que isso é pura e simplesmente vaidade, avareza e amor ao dinheiro como fala em...

"Há um que é só, e não tem ninguém, nem tampouco filho nem irmão; e contudo não cessa do seu trabalho, e também seus olhos não se satisfazem com riqueza; nem diz: Para quem trabalho eu, privando a minha alma do bem? Também isto é vaidade e enfadonha ocupação." (Eclesiastes 4:8)

Não seja 8: "Vou economizar tudo que tenho agora pra gastar depois", pois talvez não haja depois; nem 80: "Vou gastar tudo porque o que importa é só o agora", agindo como o filho pródigo, que teve sim um final feliz, mas não pela sua atitude e sim pela misericórdia de Deus e talvez você não tenha a mesma sorte. Seja equilibrado, porém acima de tudo, não coloque seu amor e sua confiança no dinheiro. O pior de tudo esta no amor ao dinheiro, que gera soberba, arrogância, vaidade e assim vai, só piorando. Alguns dizem ser a raiz de todos os males, não vejo assim, e não porque sou apegado as coisas materiais ou dinheiro, porque não sou, mas vejo que é o amor ao dinheiro que gera isso, não o dinheiro em si, coitado ele nem tem culpa é um simples objeto.

"Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se transpassaram a si mesmos com muitas dores." (1ª Timóteo 6:10)

E como diria Jesus: "Dê a César o que é de César e a Deus o que é de Deus." (Marcos 12:17)

Deus quer seu amor. E você.. só quer dinheiro? Pois é, a vida é simples assim, a gente é que complica demais.

2 comentários:

Hermes C. Fernandes disse...

Parceria aceita! Seu banner já está lá. A propósito, obrigado pelo comentário e pelo incentivo.
Que Deus também continue a usar seu espaço aqui para glória de Seu nome.
Abração!

Hermes C. Fernandes disse...

A propósito, também estou lhe seguindo. Seu blog é realmente muito bom. Parabéns!