quarta-feira, 2 de junho de 2010

Tomando a pílula da graça

Esses dias eu estava passando por um lugar perto de casa, que passo quase sempre, e vi uma placa que nunca tinha notado. Bom tudo bem que ela estava meio escondida entre duas árvores, mas e daí? Eu passo pelo mesmo lugar a quase 1 ano e nunca tinha percebido a placa. Talvez você que está lendo este texto já passou por uma situação parecida, mas na verdade esse não é o ponto onde quero chegar. Constantemente passamos por pessoas necessitadas precisando de uma palavra de amor ou uns simples trocados e nem ligamos. Nem notamos. Passamos ao lado como se fosse uma placa escondida, que por vezes só percebemos depois de muito tempo. Mas a diferença é que eles são seres humanos e não lixo, ou placa, ou qualquer objeto.

Pode parecer algo absurdo, porém comecei a pensar nisso por conta da placa. Acordou-me pra algo que já parecia comum. Sabe aqueles momentos iluminados na sua vida? Chamados por Clarice Lispector como “epifania”. Parece que vivemos em um modo automático. Não enxergamos mais a beleza de cada momento de cada dia, de cada pôr do Sol. Estamos presos em uma rotina que nos leva a desgraça. Desgraça... esta palavra te chocou? O sentido dela é: Não tem graça. Perdemos a graça de Jesus Cristo. Não que ele fosse um comediante, talvez fosse num sei, mas é de outra graça que estou falando. Da graça que faz a vida ter graça. Viver, e viver loucamente Manolo! Só que pegando leve né, pelo amor de Deus. Não como o mundo te diz sobre o que é viver loucamente, mas como o Espírito Santo te trás ao coração. Pois como Paulo mesmo disse:

“Por causa de Cristo nós somos loucos, mas vocês são sábios por estarem unidos com Ele.” (I Coríntios 4:10)

Parece que acordei de todo um sistema que faz de você um robozinho. Parece que tomei a pílula do Matrix, acordei e vi que o mundo era diferente, o mundo real era feio, destruído e cheio de problemas. Mas nem por isso Neo, o escolhido, deixou de lutar para fazer dele um mundo melhor, para trazer salvação. Foi isso que Cristo fez por sinal. Chegou aqui, viu esse mundo tão decadente ( falando da sociedade, não da natureza ), viu o quanto o ser humano é capaz de ser ruim, de ser hipócrita, e mesmo assim não desistiu de sua missão. Sendo assim como Cristãos deveríamos fazer o mesmo.

Luz, ... ação. Afinal somos luz e devemos agir, mas não precisamos de câmera, ninguém precisa saber que estamos fazendo o bem, pois além de o fazermos sem olhar a quem, devemos fazê-lo sem precisar ser vistos, sem precisar de algo além.

Nenhum comentário: