sexta-feira, 11 de junho de 2010

Tremoctopus Violaceus: O Polvo-Véu

Ao contrário de muitos outros polvos, o "Polvo-Véu" não usa tinta para intimidar os predadores em potencial, mas se desenrola uma grande membrana, que depois se espalha para fora e ondula na água como uma capa. Isso aumenta bastante o tamanho aparente do polvo, e é o que dá ao animal o seu nome.

Medindo apenas 2,4 centímetros de comprimento, o Violaceus macho é absurdamente menor do que a fêmea que pode crescer para mais de 2 m.
Isto significa que a fêmea pode ser 100 vezes maior do que seu companheiro, e até 40.000 vezes mais pesado. O macho pode dar ao luxo de ser pequeno, já que sua chance de acasalar com uma fêmea e passar seus genes, não dependem do tamanho, embora o tamanho da fêmea é necessário para gerar uma prole o mais saudável possível. O pequeno tamanho do sexo masculino, na realidade permite-lhe atingir a maturidade sexual mais rápido, aumentando as chances de já estar pronto para copular quando uma fêmea se deparar com ele.

A espécie desenvolveu um mecanismo de defesa incomum: Polvos-Véu são imunes ao veneno das Caravelas (semelhantes as águas-vivas, porém com uma picada ainda mais dolorosa). Pode ser encontrado no mundo inteiro, em mares quentes, mas não é muito comum vê-lo por ai.


P.S.: A cara dos Japas também é algo a se observar nesse vídeo! Hahahh

Nenhum comentário: