terça-feira, 1 de junho de 2010

Introduções a música: Acordes relativos e inversões

INVERSÃO DE ACORDES:
Fazer a inversão de um acorde significa colocar na base desse acorde, ao invés da nota fundamental, a mediante ou a dominante.
Por exemplo.. C é formado por: Dó, Mi e Sol. Sua primeira inversão, é em Mi, sua segunda Inversão é em Sol e sua Terceira Inversão é em Si, e o que isso significa?

Mi, Sol e Si correspondem, respectivamente à TERÇA, QUINTA e a SÉTIMA de Dó.

As inversas devem ser adicionadas as notas originais, ou, as notas originais devem ter o baixo na nota inversa. Exemplos.. Existem duas notações:

1ª Notação
Quando temos algo parecido com X/Y, onde X é uma nota qualquer e Y é outra nota qualquer.
Exemplos: G/A - Em/B - F#/E

2ª Notação
Quando temos algo parecido com X/N onde X é uma nota qualquer e N é um número qualquer.
Exemplos: C/7 - D7/9 - E7/11

Observe:

G/D
Um Sol com baixo em Ré, analizando a nota, descobrimos que Ré esta no quinto grau da escala de Sol, ou seja, sua 2ª inversão.

Em/B
Mi menor com baixo em Si, Si também é a Quinta de Mi menor, portanto também é a 2ª inversão.

C/D
Já o Dó com baixo em Ré, é uma outra nota, não é uma inversa, pois a inversa deve ter baixo ou na TERÇA, na QUINTA ou SÉTIMA. Analizando esta nota, chegamos a conclusão que o Ré, é a NONA de Dó.

ACORDES RELATIVOS:
Popularmente diremos que são acordes que possuem o som parecido com o de outro acorde. Existem alguns acordes que são bem difíceis de serem feitos, alguns usam pestana outros exigem uma abertura de dedo muito grande, ou seja, tudo que os iniciantes fogem! Este acordes podem ser substituidos pelos seus relativos.

Como os acordes maiores são formados pela PRIMEIRA, TERÇA e a QUINTA (notas da escala maior), os que possuam a terça e a quinta iguais sãs chamados de relativos. Note que a primeira nota nunca será igual, pois seria o mesmo acorde.
Abaixo temos os acordes maiores e seus acordes relativos menores:

A - F#m
B - G#m
C - Am
D - Bm
E - C#m
F - Dm
G - Em

Em termos praticos podemos variar uma progressão de acordes, trocando alguns dos acordes maiores por seus relativos menores. Não só os acordes, as escalas maiores também tem suas relativas menores, como exemplo: A escala de Lá Menor e relativa da escala de Dó Maior.

Nenhum comentário: