quarta-feira, 14 de abril de 2010

Cristão 99%

Um dia sonhei que os cristãos saiam por ai evangelizando não com vãs repetições de porta em porta, de rua em rua, mas com suas ações e ensinamentos as pessoas ficavam de cara tamanha sabedoria e amor, achavam tudo aquilo uma loucura, mas queriam saber mais e mais do tal de Jesus. Hoje acordei e percebi que o sonho que devia ser a realidade. Porque hein, evangelizar virou meras repetições de jargões do tipo “Jesus te ama”, ou “Jesus te ama e tem um propósito pra sua vida”, não que isso não seja verdade, porque É! ( pelo amor de Deus.. eu sei que é! ).. mas as pessoas ouvem isso assim como ouvem as velhas promessas de um político que nunca as cumpre, vêem como mais do mesmo. Mas o que é o evangelho? o que é o “ide e anunciai o evangelho a toda criatura”? o evangelho é a boa noticia, ou melhor são as boas noticias. As noticias que Jesus veio nos anunciar seja por meio das parábolas, de tiradas realmente geniais com os fariseus (cara, eu dou muita risada lendo essas respostas de Jesus), ou principalmente pelos seus atos, pelo seu estilo de vida. Peço a Deus que me faça um novo homem, porque uma nova criatura não é aquela que adapta o evangelho a sua vida (tipo uma “gospelização” das suas vestimentas, das musicas que você ouve, das pessoas que você anda), mas aquele que adapta sua vida ao evangelho, que vive ele e não fica só esquentando o banco da Igreja. Chega de ser cristão 50%.. ou 60 ou 40% sei lá... talvez não 100% pois não somos Cristo, não somos perfeitos, e a palavra “cristão” quer dizer um “pequeno Cristo”, mas então que tal 99%.. um Cristão 99%, aquele que vê a vida de Jesus e seus ensinamentos como um desafio diário e não um mito, aquele que vê o necessitado e seu coração coça por ajudar, que sabe que o dízimo não é o suficiente pois Jesus diz em Lucas 11:42..

“Ai de vocês, fariseus! Pois dão para Deus a décima parte até mesmo da hortelã, da arruda e de todas as verduras, mas não são justos com os outros e não amam a Deus. Vocês deviam praticar estas coisas, sem deixar de fazer aquelas.”

Os fariseus devem ter pensado: Como assim não amamos a Deus, quem é você pra falar isso?... mas vejo que Jesus falava isso pois se uma pessoa não consegue amar ao próximo sendo que consegue vê-lo, como pode amar a Deus se não o vê?

Amar a Deus não é fácil assim ó: Pei!.. pô agora eu amo a Deus e pronto! Amar é uma decisão que você toma, um desafio DIÁRIO, pois “Amar a Deus acima de todas as outras coisas” é também “ Amar ao próximo como a ti mesmo” e esse ultimo, não é fácil, mas quem disse que seria. E se você ta de saco cheio porque volta e meia nesse blog eu só falo de amor eu to nem ai, to aqui pra isso mesmo e vou fala disso até morrer.. pois o apóstolo Paulo mesmo também disse que dentre as 3 maiores coisas: a fé, a esperança e o amor, o amor é a MAIOR delas. Agora você deve estar se perguntando por que eu disse “cristão 50%” né? Então porque somos conhecidos por serem aquelas pessoas que “não fazem isso ou aquilo” e não como aquelas que fazem.. hein? Porque nos privamos tanto de tantas coisas (digamos que isso seja os 50%) mas na hora de mostramos de fato porque somos discípulos de Cristo fazendo o que ele fazia e não somente deixar de fazer o que ele não fazia.. tá conseguindo me entender? Porque não somos conhecidos por ser amáveis, solidários, sábios, que levam a alegria, pessoas que é bom só de estar perto? Sei que a Igreja é um hospital cheio de pessoas doentes e sendo tratadas, mas será tão difícil que a galera que representa Cristo nessa Terra não podia ter o perfil menos queimado? Com certeza o fato de muitos por ai odiarem os “crentes” em grande parte é culpa nossa!

Mas deixa eu te falar não pensa que falando essas coisas eu sou perfeito não, por favor não pense nada perto disso, sou tão falho quanto você que esta lendo isso e talvez até pior.. mas se tem algo que eu gosto em mim, se é que posso falar isso, é que eu sei que estou errado.. e juro.. tento mudar sempre! Não me conformo com isso, sei que podemos ser melhores. Quem sou eu pra te ensinar a ser cristão, na verdade o único que pode é Cristo, pois ele é o Cristão 100% que pode te ajudar a chegar aos 99%.

7 comentários:

Alessandra disse...

muito precioso este post,gostei muito,e procuro ser sim a espécia que adapta a sua vida ao cristianismo,e não o contrário...que benção.Um abraço,seu blog é muitissimo interessante.Até logo.

Hélio disse...

ótimo texto, mano Diego!

viver o evangelho é realmente paradoxal e parabólico... quando leio Tiago 2:12, "falai de tal maneira e de tal maneira procedei, como havendo de ser julgados pela lei da liberdade", vejo o quanto somos infinitamente livres em Cristo, mas nem por isso abusamos dessa liberdade, porque a pálida visão que temos do Amor dEle nos anima a fazer o nosso pouquinho por amor a Ele também. E mesmo livres, escolhemos ser Seus servos, também por amor.

Abraço!

LOUREIRO, Thays. disse...

Nossa! Gostei muito desse post e de todo o seu blog. Você é uma pessoa abençoada por Deus, com um coração muito bom e cheio de vontade de ser um Cristão 99%. Me abençoou muito! Paz nEle, beijos!

pedropamplona disse...

Buscando ser um cristão 99%. Gostei do texto, nunca tinha usado essa expressão antes, mas é totalmente verdadeira. Muito bom o blog, legal acahar mais blogs cristãos pela net. paz!

Stella disse...

tipo assim: CABULOSO. Glória a Deus pela sua vida. ô/

brunogueira disse...

Pô, streets, muito bom o texto! Ouvi uma pregação exatamente sobre isso ontem. Depois te passo por mp3. São umas pregações do Pastor Wagner Santos... o cara é um crânio espiritual.

Muito bem citada a parte de Paulo e de Jesus em seu diálogo com os fariseus.

Acho que o primeiro passo para a melhora é a humildade e o reconhecimento do erro. Devemos nos reiniciar a cada dia, instalando as atualizações que o espírito faz em nós. Uma comparação meio absurda, mas assim como fazemos com o windows. Hehe.

Que exarçamos a diferença a ponto de sermos exemplos sem mesmo que percebam que somos cristãos e, em outros momentos, que exarçamos a diferença a ponto de na inércia sermos notadamente cristãos! :)

Um Abraço.

nathan disse...

pow véio me amarrei cara si puder falar mais sobre sermos santo q nunca vamos conseguir ser aki na terra.i a própria bíblia fala q nun podemos ser