sábado, 27 de fevereiro de 2010

Tudo o que você não sabe sobre... a Bíblia.

A Bíblia vem do termo grego biblos, por causa da cidade fenícia de Biblos, um importante centro produtor de rolos de papiro usados para fazer livros. Com o tempo, a palavra biblos passou a significar “livro”. Biblia é a forma plural (“livros”). A Bíblia, na verdade, é uma coleção de livros. Ela também é conhecida simplesmente como “o Livro”, “o Livro dos Livros”, “o Livro Sagrado”.

Algumas curiosidades ai sobre esse livro maravilhoso:

Quantos livros, capítulos e versículos há na Bíblia?
66 livros, 1189 capítulos, 31103 versículos.

Qual o maior capítulo da Bíblia?
O maior capítulo da Bíblia é o Salmo 119, com 176 versículos.

Qual o menor capítulo da Bíblia?
O menor capítulo da Bíblia é o Salmo 117, com 2 versículos apenas.

Qual é o menor versículo da Bíblia?
Isso varia conforme a versão. Conforme a Almeida Revista e Corrigida, é Êx 20.13: “Não matarás”. Na Revista e Atualizada, porém, Jó 3.2 tem apenas 7 letras: “Disse Jó:”.

Qual é o maior versículo da Bíblia?
O maior é Ester 8.9.

Em que ano nasceu Jesus?
Jesus nasceu em Belém da Judéia uns dois anos antes da morte de Herodes, o Grande, o que aconteceu em 4 a.C. Quando o calendário romano foi reformado, séculos mais tarde, houve um erro de uns seis anos no cálculo do começo da era cristã. É por isso que, em vez do ano 1 da era cristã, a data correta do nascimento de Jesus é 6 a.C.

Há algum livro da Bíblia em que a palavra “Deus” não aparece?
A palavra “Deus” aparece em todos os livros da Bíblia, exceto em Ester e Cântico dos Cânticos. Esse fato levou muitos judeus e cristãos a argumentarem que Ester e Cântico dos Cânticos não faziam parte da Bíblia. Outros argumentaram que Deus está presente também nesses livros. Eles viram o Cântico dos Cânticos como um símbolo poético do amor de Deus pelo seu povo. E, em Ester, eles viram Deus agindo nos bastidores, criando uma série de impressionantes “coincidências” que livraram os judeus de um holocausto na Pérsia.

Qual era a fruta que Adão e Eva comeram?
A Bíblia não menciona qual era a fruta da árvore do conhecimento do bem e do mal, que não devia ser comida por Adão e Eva. Uma tradição européia associa essa fruta com a maçã. Em latim, a palavra malum significa tanto “maçã” como “mal”, o que pode ter originado essa tradição.

Mateus, Marcos, Lucas e João eram discipulos de Jesus?
Dos quatro evangelistas só dois andaram com Jesus; Marcos e Lucas não foram seus discípulos.

Quantas promessas há na Bíblia?
Há 3573 promessas na Bíblia.

Qual o homem mais velho da Bíblia?
Matusalém.

Por quanto Judas traiu Jesus?
Judas vendeu a Jesus por 30 moedas de prata, equivalentes a uns 20 dólares.

Qual o Versículo que se encontra no centro da Bíblia?
Salmos 118:8.

Qual o último livro da Bíblia a ser escrito?
3ª carta de João.

Qual foi o homem que recebeu uma das maiores bençãos da Bíblia?
Adão, pois ele não teve sogra. ( HAhahah.. brincadeira!! foi só pra descontrair mesmo! )

Uma curiosidade final:
O Antigo Testamento termina com uma maldição, e o Novo Testamento termina com uma benção.

Agora uma coisa que eu não sabia é que o livro mais roubado nas livrarias mundo a fora é a Bíblia! ( esse povo anda lendo muito Maquiavel ou não pra achar que "os fins justificam o meios" ) o mundo é realmente estranho.. pra uma galera roubar um livro onde há escrito um mandamento "Não roubarás" alguma coisa tá errada!


2 comentários:

Úliman Trindade disse...

Sera que essa estatistica não é por causa dos missionarios que tem que levar a Biblia pros paises em que ela é proibida??

Unknown disse...

Que boa toda essa informação! Eu sabia bastantes coisas, mas como ainda nao tenho os meus lentes hipermetropia nao consegui ler toda a bíblia como eu quero.