sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Dos 7... a Ira.

Ficar irado é estar embreagado de raiva, porque raiva todos nós sentimos alguma vez, mas a Ira é não ter mais o controle de si. Muitos cristão tentam justificar o seu temperamento dizendo: "Poh, Eu nasci assim". NÃO. Se você realmente nasceu de novo não pode usar esse argumento. Outros tentam justificar pelo texto na Bíblia onde Jesus se "ira" com os mercadores no templo.

"E vieram a Jerusalém; e Jesus, entrando no templo, começou a expulsar os que vendiam e compravam no templo; e derrubou as mesas dos cambiadores e as cadeiras dos que vendiam pombas. E não consentia que alguém levasse algum vaso pelo templo. E os ensinava, dizendo: Não está escrito: A minha casa será chamada, por todas as nações, casa de oração? Mas vós a tendes feito covil de ladrões". Marcos 11:15-17

Não foi um ato impulsivo, não foi um acesso de raiva. Foi um ato intencional com uma mensagem intencional. Jesus tinha visto os cambistas no dia anterior. Tinha dormido com a imagem do dia na mente e os gritos dos cambistas na memória. Ao acordar na manhã seguinte, sabendo que seus dias estavam chegando ao fim, decidiu deixar claro sua mensagem. Afinal ninguém que está lendo este texto estava lá nesse episódio pra falar que Jesus estava fora de si ( pois nos evangelhos de Lucas e Mateus não falam que Jesus derrubou nada, só que expulsou os mercadores ) e não só com raiva ( afinal se fez carne, era humano também ) e fazendo o que deveria fazer para passar sua mensagem, afinal atos marcam muito mais que palavras.

"Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o Sol sobre a vossa ira". Efésios 4:26

No verso 26, temos a ocorrência da palavra ira duas vezes. Mas no grego estas duas palavras são diferentes. A primeira significa estar irado. E neste caso, o lembrete é que o dia da ira é também o dia da reconciliação. A segunda significa raiva exaltada, ódio rancoroso, espírito amargurado, vigantivo, irritação violenta expressa por várias maneiras, como: esconder-se de pessoas, olhares fulminantes, palavras ríspidas, ações impensadas etc.Neste caso, a palavra rancor é mais forte que a primeira ira. O rancor é ira crônica. A pessoa fica amarga, cheia de ódio. Esta é a segunda ira que Paulo está nos falando e nesta ira não há nada de Deus. Em nenhum lugar das escrituras você vai encontrar que Deus teve rancor contra alguém.

"A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira". Provérbios 15:1

P.S.: Bom pelo menos da Ira eu não preciso falar o porque de ir contra o mandamento do amor.. já está na cara né! Lembre-se do famoso ditado: Ame o pecador ( que inclui todos nós ), odeie o pecado ( o ato não o praticante hein! ).

Nenhum comentário: