domingo, 23 de maio de 2010

Tudo o que você não sabe sobre... o Hipopótamo.

Hipopótamo significa "Cavalo do rio" (do original no grego). Os primeiros europeus que viram hipopótamos decidiram batizar assim a espécie, devido ao seu tamanho. Esta espécie só pode ser encontrada em liberdade nos rios e pântanos do continente africano, principalmente nas zonas mais húmidas e meridionais. Os hipopótamos são herbívoros e alimentam-se durante a noite da vegetação existente nas margens dos rios que habitam, mas há indícios de canibalismo de machos adultos com filhotes.

Os hipopótamos são preguiçosos em terra, mas ainda podem atingir velocidades de 50 Km/h. Na água são rápidos e mostram diversas adaptações em sua existência, na maior parte aquática, inclusive orelhas e narinas que podem se fechar e uma secreção da pele que funciona como protetor solar, anti-séptico e anti-bacteriano. A pele dos hipopótamos é muito sensível a queimaduras solares e, para se proteger, segrega uma substância de cor vermelha que ao longe pode ser confundida com sangue.

Quando defecam, fazem-no abanando o rabo ao mesmo tempo. Este movimento faz com que as fezes fiquem espalhadas por vastos espaços, permitindo que marquem assim o território. Por outro lado, as suas fezes servem de fertilizante, gerando assim, na zona onde vivem, um continuo e rápido desenvolvimento de plantas necessárias à sua sobrevivência.


Cagadacóptero??

Um hipopótamo macho adulto pode medir 4 metros e chegar a 3500kg, sendo um dos maiores mamíferos terrestres, atrás apenas dos elefantes e rinocerontes. Eles tem uma mordida extremamente forte em torno de 810 kg, mais que o dobro da mordida de um leão.

Fofinho né??

Os hipopótamos são animais grandes, com uma dentição herbívora, mas têm caninos grandes e auto afiáveis que chegam a ter 22 cm e são usados para se defender.

O único predador natural dos hipopótamos são os leões que os caçam em bandos. (eles tentam!)



Quem é o Rei agora hein Leão??

Eles causam mais mortes de humanos na África do que os leões, búfalos, elefantes e rinocerontes juntos, são muito agressivos e territoriais, eles avisam antes de atacar, geralmente ele fica encarando e depois abre sua grande boca para mostrar os dentes, mas muitas pessoas confundem com um bocejo.

...e corre muito!!! porque eles podem alcançar até 50 Km/h

Vivem em grupos, que podem atingir os 50 animais, e se encontram geralmente próximo de rios, onde passam grande parte do seu tempo imersos, pois eles têm uma pele sensível a luz solar. No seio do grupo, as crias ficam sempre no meio dos adultos, porque apesar da sua grande dimensão logo à nascença, são ainda vulneráveis aos grandes crocodilos, durante os primeiros meses.


Como deu pra ver só os filhotes que são os vulneráveis mesmo.

Nenhum comentário: