terça-feira, 25 de maio de 2010

Antes playboy, hoje humanitário.. A história de Scott Harrison

Em 2004, saí das ruas de Nova York City para a costa da África Ocidental. Eu tinha feito da minha vida por muitos anos a promoção e divulgação da Apple, das melhores boates e grandes eventos de moda, vivendo de forma egoísta e arrogante. Diante da minha falência espiritual, eu queria desesperadamente reviver uma fé cristã verdadeira, antes perdida, e me perguntei: Qual seria o oposto do meu modo de viver?

Eu me inscrevi para o serviço voluntário a bordo de um hospital flutuante com um grupo chamado Mercy Ships , uma organização humanitária que oferecia atendimento médico gratuito nas nações mais pobres do mundo. Operando em navios de cirurgia, eles construíram um record de 25 anos de resultados surpreendentes, mas eu nunca tinha ouvido falar deles.

Os melhores médicos e cirurgiões de todo o mundo deixaram suas práticas e as vidas de fantasia para operar gratuitamente milhares de pessoas que não tinham acesso a cuidados médicos. Logo descobri que a organização estava cheia de pessoas notáveis. O médico-chefe era um cirurgião que deixou Los Angeles para ser voluntário durante duas semanas - 23 anos atrás. Ele nunca olhou para trás e voltou. Eu tomei a posição de fotógrafo do navio, e imediatamente viajei para a África. Em primeiro lugar, sendo o "Yankee" de Connecticut na Corte do Rei Arthur, me sentia estranho. Eu troquei meu loft espaçoso no centro da cidade, por uma pequena cabine com beliches, companheiros de quarto e baratas. Restaurantes fantasiosos foram substituídos por um refeitório de alimentação, no estilo Exército, para centenas de pessoas. Um príncipe em Nova York, agora vivendo em uma comunidade fechada, com cerca de 350 indivíduos. Me senti como um indigente.

Mas uma vez fora do navio, em solo africano, eu percebi o quão bom era minha vida. No novo ambiente, eu estava absolutamente espantado com a pobreza, que entrou em foco através da minha lente da câmera. Muitas vezes, em meio a lágrimas, eu documentei a vida e o sofrimento humano que eu pensava inimaginável. Na África Ocidental, eu era novamente um príncipe. Um rei, na verdade. Um homem com uma cama, água corrente e comida no meu estômago.

Eu vivi um caso de amor com a Libéria - um país sem eletricidade pública, água encanada ou esgoto - Passando tempo em uma colônia de leprosos e em muitas aldeias remotas, eu vivi a realidade de 1,2 bilhões pessoas que vivem em pobreza no mundo. Aqueles que vivem com menos de 365 dólares por ano - dinheiro que eu usei uma vez para comprar uma garrafa de vodka Grey Goose em um clube de fantasia. Pouco pra mim, muito pra eles.

Nossa equipe médica devia fazer a prevenção de doenças e atender milhares de pacientes que esperavam na fila para serem vistos, muitos aflitos com deformidades. Enormes, tumores sufocantes - lábios superiores, faces comidas por bactérias, doenças transmitidas pela água. Eu aprendi que muitas dessas condições médicas também existiam aqui no oeste, mas na maioria das vezes são tratadas - assim não mais progridem. A quantidade de pessoas cegas, sem acesso à uma cirurgia de catarata, de 20 minutos, que poderia devolver a visão me surpreendeu - tudo faz parte deste novo mundo.

Durante os próximos oito meses, eu conheci os pacientes que me ensinaram o significado da coragem. Muitos deles tinham sido lentamente sufocados até a morte por anos e ainda sendo pressionados. Orando, esperando, sobrevivendo. Foi uma honra fotografá-los. Foi uma honra conhecê-los.

Caridade.

Para mim, caridade é prática. Às vezes é fácil, muitas vezes inconveniente, mas sempre necessária. É a capacidade de utilização da sua posição de influência, a riqueza relativa e o poder de mudar vidas para melhor. A caridade é simples e realizável.

Há uma parábola bíblica sobre um homem espancado por ladrões até à beira da morte. Ele está nu e deitado na estrada. A maioria das pessoas passam por ele, mas um homem pára. Ele o levanta e faz curativos em suas feridas. Ele o coloca em seu cavalo e caminha ao lado até chegarem a uma estalagem. Ele verifica-o e mostra seu "cartão de crédito". "Use tudo o que ele precisar até que ele fique melhor."

Porque ele pode.

O dicionário define a caridade como simples ato de dar voluntariamente para aqueles que precisam. Tem origem da palavra "caritas" do Latim, ou simplesmente, amor. Em Colossenses 3, a Bíblia instrui os leitores a "Se colocar em caridade, que é o vínculo da perfeição".

Embora eu ainda não estou certo do que isso significa, eu amo a idéia. "Vestir a camisa" da caridade.

Scott Harrison, fundador da charity:water

tradução por Diego Ruas.

Nenhum comentário: