Não quero ser um daqueles que promove clichês se lembrando do trabalho e esforço de uma pessoa só depois da morte dela. Ou mesmo daqueles que se esqueçem que não só ela mas outras centenas de Haitianos morreram no terremoto ( não há um número definido ainda ), ou que 4 militares brasileiros em missão no Haiti pela ONU morreram e que segundo a Cruz Vermelha cerca de 3 milhões de pessoas foram afetadas pelo tremor. Mas sem deixar isso de lado quero fazer uma homenagem a essa mulher cuja qual sempre admirei seu trabalho. Morreu aos 75 anos de idade.
Foi diretora da Associação Filantrópica Sara Lattes, onde organizou postos de saúde materno-infantil e coordenou o treinamento de alunas em magistérios e médicos residentes. Em 1979, coordenou o Ano Internacional da Criança no Paraná, evento apoiado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), com a participação no Ministério da Saúde. No ano seguinte, comandou a campanha de vacinação contra a poliomielite no Estado. Em 1983, fundou e coordenou a Pastoral da Criança, órgão pertencente à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O órgão tem a missão de trabalhar contra a mortalidade infantil. O órgão possui milhares de voluntários que atuam em diversas comunidades pobres do Brasil. Dão apoio para as gestantes, supervisão nutricional, informações sobre o aleitamento materno, controle do peso e crescimento da criança. Há também o controle da diarreia e a prevenção da reidratação oral.
Após vinte e cinco anos, a pastoral acompanhou 1 816 261 crianças menores de seis anos e 1 407 743 de famílias pobres em 4060 municípios brasileiros. Neste período, mais de 261 962 voluntários levaram solidariedade e conhecimento sobre saúde, nutrição, educação e cidadania para as comunidades mais pobres, criando condições para que elas se tornem protagonistas de sua própria transformação social.
Três etapas importantes que eram realizadas a cada mês:
- Visita domiciliar às famílias
- Dia do Peso, também chamado de Dia da Celebração da Vida
- Reunião Mensal para Avaliação e Reflexão
Descanse em Paz Zilda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário