sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

A Importância Secreta das Abelhas

"Se não existisse o homem no planeta, nada mudaria. Faltando as abelhas, sem a polinização, seriam extintas a flora e a fauna, não haveria florestas, lagos e rios. A terra seria um deserto".

Estamos iniciando a era eco-planetária e dentro dessa visão de convivência racional entre o homem e a natureza soa um alerta geral sobre a importância das abelhas na natureza como agente polinizador que propicia a existência de vida no planeta.

Uma colméia com 60 mil abelhas, poliniza 6 milhões de plantas. Neste contexto, as abelhas têm um papel estratégico pelo relevante serviço da polinização cruzada, que são responsáveis por fecundar 73% dos vegetais da nossa flora brasileira, gerando assim alimento para a fauna silvestre e para nós seres humanos. Atividade que mesmo com toda tecnologia da atualidade não existe outro método para substituí-la.

Em referência ao desmatamento, é preciso perceber que para as abelhas nativas tem vários significados negativos: é a eliminação do recurso floral (alimentação), a destruição de locais para nidificação e o extermínio das colônias que estavam abrigadas nas árvores cortadas. Enquanto para algumas espécies animais é possível fugir do local onde há destruição da vegetação, no caso das abelhas nativas significa sua eliminação, o extermínio da colônia. Outra ameaça é a mercantilização da ecologia, ou seja, a "necessidade" de dar um valor econômico ou justificativa de lucro para as atividades que envolvam a conservação ambiental.

Por exemplo: Em 2007, nos EUA, as abelhas começaram a sumir em cerca de 22 estados segundo relato de apicultores, o que afetou em muito as safras da época, já que gerou um desequilíbrio no ecossistema local.

Fonte: Rondoniagora.com



P.S.: Agora você entende que as abelhas não existem apenas pra "nadar no seu copo de refrigerante" ou "ficar te enchendo a paciência enquanto você come alguma coisa" ou "te dar uma bela duma picada dolorida"?

Então procure não matá-las por nada ou por crueldade, cada ser, por menor que seja, tem a sua importância para o todo, para a manutenção do ciclo da vida. menos os pernilongos

3 comentários:

Melissa disse...

veja o filme Bee Movie da DreamWorks... vc vai amar e entender muito bem a função das abelhas no mundo!

Anônimo disse...

Eu até não mataria abelhas se elas não tentassem me matar, hehe, tenho alergia, e uma simples picada pode me trazer danos,ou até mesmo a morte. Bem que poderiam fazer abelhas modificadas geneticamente sem ferrão, ou menos estressadas, pois já vi abelhas atacarem pessoas só porque o vento bateu numa galha de arvore onde estava um enxame.Abelhas são extremamente estressadas e agressivas, procuro passar longe delas.

-*Vera Luz*- disse...

Olá Diego!

A importância da nossa natureza é tanto quanto a importância da vida humana! Tudo está interligado e é maravilhoso perceber nos estudos a sabedoria a qual tudo foi minuciosamente criado! Fiquei encantada com a matéria e quanto mais pudermos passar informações que conscientize um todo, poderemos conquistar um mundo melhor!

Um abraço,
"Todo o Conhecimento é Luz que Inspira a Alma" -*Vera Luz*-