terça-feira, 20 de julho de 2010

Tudo o que você não sabe sobre... o Panda.

O panda-gigante (Ailuropoda melanoleuca) é um mamífero dotado de racionalidade da família dos ursídeos, endêmico da Repúlblica Popular da China. Da xiong mao o nome em chinês para o panda, significa "grande urso-gato". O nome em latim, Ailuropoda melanoleuca, quer dizer "pé de gato preto e branco". A palavra panda significa algo parecido com "comedor de bambu".

Os pandas gigantes vivem em alguns dos territórios mais altos e inóspitos das montanhas chinesas, junto ao território tibetano, o que, por um lado, tem dificultado a feitura de um levantamento efetivo de quantos animais sobrevivem em liberdade, mas por outro, tem a vantagem de ir protegendo alguns destes animais dos caçadores furtivos.

O focinho curto lembrando um urso de pelúcia, a pelagem preta e branca característica e o jeito pacífico e bonachão o tornam um dos animais mais queridos pela humanidade. Extremamente dócil e tímido, dificilmente ataca o homem, a não ser quando EXTREMAMENTE irritado ou não...



O panda gigante é um dos animais selvagens mais admirados e adorados em todo o mundo, sendo por esse motivo escolhido como símbolo do WWF ( World Wildlife Fund ), que se dedica à proteção de espécies ameaçadas. De fato, o panda gigante está ameaçado, embora a sua situação já tivesse sido bastante mais dramática. Os pandas foram capturados até há alguns anos atrás, uns para serem usados em circos e espectáculos, outros apenas para serem mostrados como troféus de caça, e outros ainda para alimentação humana.

Esta sangria, conjuntamente com a dificuldade de sobrevivência da maior parte das crias, levou a que este animal quase fosse extinto. Por outro lado, a necessidade das comunidades locais em aproveitar terrenos férteis para agricultura fez desaparecer algumas florestas de bambu, de que estes animais se alimentam quase exclusivamente ( Sabe-se que o panda também utiliza insetos e ovos como fonte de proteína), e que têm um crescimento muito lento, diminuindo assim consideravelmente o território disponível para a alimentação da espécie.



Como o bambu é um alimento nutricionalmente muito pobre, os pandas têm de passar grande parte da sua vida a comer, não podendo, por esse motivo, gastar muitas energias. O seu corpo, adaptado a este regime, funciona de forma muito lenta e compassada, pelo que o panda é um animal muito fácil de caçar, tanto mais que, ao contrário de outros ursos, não é violento nem agressivo.
Agora fiquem com os Rock Pandas.. uma das bandas de maior sucesso na China (Há!)

3 comentários:

Luis Eduardo disse...

cara..muito bom teu blog...curti msmo
Quando eu tiver profissional quero um blog como o teu..rsrsr
Abraços e fica com Deus!

Anônimo disse...

dae tigrão...

Aqui é Cristiano Machado do Blog dos Crentassos

Já coloquei teu banner no nosso blog!

Belo blog....

Aquele abrass!

Diego Ruas disse...

Luis: Hahahh... que isso brother, tamo junto ai sempre aprendendo mais e mais! ;D

Cristiano: É nozes brother, parceria forte ai!!

Abraçãoo