sábado, 24 de julho de 2010

Identidade de Novo Homem - Parte [2]

Não temos, na minha visão, uma identidade fixa: envelhecemos, temos novas experiências, mudamos nossos conceitos sobre alguns assuntos, mas ter identidade é defender e se posicionar acerca de quem você é HOJE.
Como diria o Raul somos uma "metamorfose ambulante", afinal você não é o mesmo de anos atrás, nem suas idéias, nem seu conhecimento, nem seu corpo.

Mesmo estando em constante transformação (veja bem que nem sempre significa "evoluir", porque primeiro: você não é um pokemon!.. segundo: isso é muito relativo) é importante você responder essa pergunta: "E hoje, quem sou eu?". Reconheço ser uma pergunta complexa, mas se você não tiver pelo menos uma noção da resposta, então como você conseguiria se posicionar quanto as dúvidas, provações e tentações do dia a dia?

Jesus, por exemplo, no grande episódio da tentação no deserto, não foi tentado em cima da sua vontade de comer pão naquele momento (Lucas 4 :3) apesar de estar com fome, ou do seu desejo de dominar o mundo no estilo "Pink e o Cérebro" (Lucas 4:5-7), ou mesmo da adrenalina de fazer um bungee jump sem corda e no último segundo ser salvo por uma tropa de anjos (Lucas 4:9-11). Não! ele foi tentado a fazer prova de quem ele era, ou seja, a provar pro capetão que ele era o Messias, o filho amado de Deus. O principal objetivo do Diabo dizendo indiretamente: "Se você é quem diz que é, então prove!", era colocar Jesus em dúvida de quem ele era, tentando ele a provar com milagres ou com a sua autoridade que realmente era filho de Deus, mas nem ele nem você tem que provar nada pra ninguém.

“Ninguém tira retalho de roupa nova para fazer remendo em roupa velha; senão vai rasgar a roupa nova, e o retalho novo não combinará com a roupa velha. Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque, senão, o vinho novo arrebenta os odres velhos e se derrama; e os odres se perdem. Vinho novo deve ser posto em odres novos. E ninguém, depois de beber vinho velho, deseja vinho novo; porque diz: o velho é melhor”. (Lucas 5:33-39)

Observações:
1-Os odres velhos só serviam para por água, por isso não suportavam vinho novo.
2-Jesus não afirma que o vinho velho era melhor, ele quis dizer que a pessoa que bebe do vinho velho está acostumada, acomodada, com aquele vinho e não deseja um vinho novo, pois para ela aquele é o melhor.

Tenha Identidade! Não remende o novo homem ao velho e nem o velho ao novo. Um Novo Homem/Mulher se renova todos os dias no Espírito Santo, não se acomoda nas velhas coisas e sempre busca renovação, mas infelizmente muitos têm uma idéia errada de que se Deus, um dia te fez uma nova criatura, pronto acabou por ai. E por fim, não se preocupe com o que os outros vão pensar. Nem Jesus agradou a todos.

Nenhum comentário: