domingo, 4 de julho de 2010

Juba-de-Leão: A maior Água-viva do mundo

A Cyanea capillata tem "apenas" 2 metros de diâmetro, mas seus tentáculos atingem 30 metros, a altura de um prédio de dez andares. Ela pode até assustar pelo tamanho, mas não é a água-viva mais perigosa. Apesar disso a queimadura da Água-viva-juba-de-leão causa dor extrema e grandes chances de uma parada respiratória (imagina então a mais perigosa?). Esses tentáculos atuam como uma rede de pesca, ferroando e paralisando quaisquer animais miúdos que os toquem.

Em um dos contos de Sherlock Holmes (o famoso personagem criado por Sir Arthur Conan Doyle), que pode ser encontrado no livro "A Juba de Leão e outras histórias", essa água-viva é o "misterioso assassino" do conto que quase termina sem solução, isso se não fosse pelo variado conhecimento de Holmes que incluía um pouco de biologia.

Encontrada nas águas profundas do Atlantico Norte, essa água-viva não é fatal aos seres humanos a não ser que a pessoa tenha algum problema cardiaco, ai pode ser fatal! (apesar de que seus estragos são proporcionais ao seu tamanho, ou seja, mantenha distância!!).

3 comentários:

Italo Stauffenberg disse...

Muito interessante.

Ainda verei o filme do Sherlock Holmes! Verei...

Abraços

Anônimo disse...

Tambem quero um presunto com jellyfish

Anônimo disse...

Nooosssa que legaaaaall

é incrivel!!