quarta-feira, 7 de julho de 2010

Identidade de Novo Homem - Parte [1]

Hoje em dia é muito difícil alguém realmente ter identidade. Não falo do documento, mas do propósito, de saber quem você é, e ter essa convicção em seu coração. Pode ver ao seu redor, ou até mesmo ser o seu caso, de alguém que fica seguindo moda, tendência, uma hora é “playboy” outra é “emo” (tá sei que exagerei nessa, mas só pra demonstrar o tipo “Maria vai com as outras”), conheço muita gente assim, e sério, é triste. Triste porque ela não se aceita como é, pois quem fica mudando assim é do tipo “camaleão”, só procura ser aceito mesmo que não seja ele mesmo, mesmo que passe a vida inteira se escondendo no meio desses grupos dos quais não pertence, só pra no final não ser visto pelos “predadores”, ou seja, as pessoas que o julgam por ser diferente. Em uma coisa somos todos iguais, todos somos pecadores.

Alias acho que o papel preferido da maioria dos crentes é ser o "predador", o primeiro a ter uma pedra na mão. Jesus nos alerta contra isso:

“Os escribas e fariseus trouxeram à sua presença uma mulher surpreendida em adultério e, fazendo-a ficar de pé no meio de todos, disseram a Jesus: Mestre, esta mulher foi apanhada em flagrante adultério. E na lei nos mandou Moisés que tais mulheres sejam apedrejadas; tu, pois, que dizes? Isto diziam eles tentando-o, para terem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia na terra com o dedo. Como insistissem na pergunta, Jesus se levantou e lhes disse: Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra. E, tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão. Mas, ouvindo eles esta resposta e acusados pela própria consciência, foram-se retirando um por um, a começar pelos mais velhos até aos últimos, ficando só Jesus e a mulher no meio onde estava. Erguendo-se Jesus e não vendo a ninguém mais além da mulher, perguntou-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? Respondeu ela: Ninguém, Senhor! Então, lhe disse Jesus: Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais.” (João 8:3-11)

Essa é a falsa identidade de novo homem, os Fariseus, copiaram a identidade de Deus, pois se dizem semelhantes a ele, se acham capazes de julgar os outros, aqueles que se acham perdoados por Deus, mas que não conseguem perdoar o próximo.

“Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas" (Mateus 6:14-15)

A verdadeira identidade do Fariseu é a hipocrisia.

Mas até os próprios discípulos de Cristo parecem não saber de que espírito são, e estou falando daqueles que o viram de carne e osso e estavam sempre ao seu lado fisicamente: esses eram Tiago e João quando por um momento se deixaram levar pelo espírito de fanatismo..

"E aconteceu que, ao se completarem os dias em que devia ele ser assunto ao céu, manifestou no semblante a intrépida resolução de ir para Jerusalém, e enviou mensageiros que o antecedessem. Indo eles, entraram numa aldeia de samaritanos para lhe preparar pousada. Mas não o receberam porque o aspecto dele era de quem decisivamente ia para Jerusalém. Vendo isto, os discípulos Tiago e João perguntaram: Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para os consumir? Jesus, porém, voltando-se os repreendeu e disse: Vós não sabeis de que espírito sois? Pois o Filho do homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las. E seguiram para outra aldeia." (Lucas 9:51-56)

Os samaritanos não receberam Jesus, pois ele não queria ficar, ele queria ir logo a Jerusalém, mas Tiago e João frustrados porque Jesus não quis ficar na pousada que eles prepararam, resolveram colocar a culpa em alguém, e como não seria em Jesus, foi nos samaritanos (nesse caso “os diferentes” da história).

Me diga, como de uma fonte de água pura poderia também jorrar água podre? Pode aquele que abençoa também amaldiçoar?

"(...) abençoai, e não amaldiçoeis." (Romanos 12:14)

O fanático é aquele que lê a escritura, mas só as partes que o interessam, que defendem seu ponto de vista. Por isso que a maioria só lê o velho testamento, a velha aliança, as velhas leis. Tudo isso travestido de novo.

É assim, mandando descer o fogo nos que tem uma opinião diferente a sua, porque eles têm aversão a liberdade, tanto dos outros quanto de si mesmos, entoando frases como: “Fulmina ele Gezuis” são escravos de seus interesses e de sua religiosidade, são cegos a verdade.

A verdadeira identidade do Fanático é travesti, o velho homem que se diz o que não é, Novo.

Os Fanáticos e o Fariseus são parecidos, ambos falsificam a identidade de um novo homem, mudam o nome mas não o caráter. Mudam o nome pra entrarem no Livro da Vida, mas uma péssima noticia pra eles é que Deus, depois do nome, checa a identidade também e se você não tiver maturidade espiritual, talvez fique de fora da festa no Céu. E não adianta vir com identidades falsas, porque os homens até podem ser enganados, mas a ele não se engana.

3 comentários:

Lucas Stefano disse...

Eh por isso que eu naum virei playsson.A gnt acaba fazndo bosta só pra agradar os outros...visita o meu blog tah blz? http://lucasmqr2.blogspot.com

Italo Stauffenberg disse...

Fariseu... o mudo está cheio deles!

Michele Farias disse...

Lendo assim parece até que é a morte ter uma 'identidade', e seguir a Cristo. Parece ser tão difícil .. mas o que mal sabemos é que quanto mais conhecermos a Cristo, com mais facilidade saberemos o que é ser Santo, e porque ser Santo. Acho que o problema está na falta de intimidade. Devido ao fato de que, quem é intimo não é enganado.