quinta-feira, 12 de maio de 2011

Comprar, descartar, comprar...


Porque será que, apesar dos avanços tecnológicos, os produtos de consumo tendem a durar cada vez menos?

Filmado na Catalunha, França, Alemanha, EUA e Gana, o documentário "Comprar, descartar, comprar" faz uma viagem através da história de uma prática empresarial que consiste na redução deliberada da vida útil de um produto para incrementar o seu consumo pois, como foi publicado em 1928 numa revista de publicidade dos EUA, "um produto que não se gasta é uma tragédia para os negócios".

A obsolescência programada vai além da vida útil cada vez mais temporária dos produtos. Concertar, muitas vezes, se não o mesmo preço é até mais caro que comprar um produto novo. A publicidade seduz as pessoas a comprarem coisas novas e jogarem fora as “ultrapassadas” mesmo quando essas ainda estão boas e úteis. Para isso, mudam um pequeno detalhe num carro, numa camisa de time ou num celular, e os vendem como se fossem grandes novidades, como se estas trocas fossem realmente necessárias. Até quando?

P.S.: O documentário está em espanhol, infelizmente não achei nenhum com legendas, mas dá pra ter - no mínimo - uma noção do que é falado, justamente pela semelhança das línguas espanhola e portuguesa.

Nenhum comentário: