domingo, 22 de agosto de 2010

Vamos falar um pouco de política?

Não. Esse texto não é chato. Triste esse estereótipo de que política é um assunto chato. Chato é o meu vizinho. Brincadeira ele é gente boa. Política é um assunto extremamente necessário e deve ser discutido sim. Quem acha chato é quem gosta de ser dominado e manipulado, ou no mínimo não se importa em ser massa de manobra. Sujeito marionete conhece? Infelizmente eles existem e são muitos. O pior são aqueles que têm conhecimento disso, mas (perdoe-me o uso da expressão) tão cagando e andando e não os pobres e miseráveis que não têm acesso a uma boa educação que forma cidadãos críticos. Se você esta lendo esse texto, muito provavelmente você não é miserável nem pobre, pois tem acesso a Internet. Então de duas uma: Ou você está cagando e andando pra política, ou você vai ler esse texto até o final.

A cada dia que passa fico mais e mais descrente no uso da política como forma de transformação social. Cada dia me aproximo mais da anarquia do que de algum partido. Mas calma aí, não é essa anarquia que você deve estar pensando. Deixa eu explicar melhor..

Estou lendo o livro "Anarquia e Cristianismo" do Jacques Ellul. Um excelente livro de idéias extremamente coerentes.. O que.. confundi sua cabeça? religião não seria contrária a idéia de anarquia? isso é verdade, pois aliás também concordo com Karl Marx quando ele diz: "A religião é o ópio do povo", mas eu não vivo uma religião beleza? eu vivo Cristo e Cristo vive em mim. Não sei o seu caso, mas não me venha com essa conversa de "toda autoridade é constituída por Deus e blá blá blá". Isso é discurso de líder religioso que faz aliança com político em troca de favores. Numa democracia a autoridade é constituída por você e milhares de eleitores. Deus está no controle, mas quem vota somos nós, nunca se esqueça disso. É você, eu e milhares de eleitores que colocam esses merdas no poder. Para de pôr a culpa em Deus. E a maioria fica reclamando depois, mas nem lembra em quem votou na última eleição! Hipócritas!

Abra os seus horizontes parceiro(a). Pare de acreditar em tudo que qualquer pastor aí diz. Examine as escrituras antes de sair falando asneiras por aí. Leia você mesmo a Bíblia e verá que Jesus foi o maior revolucionário de todos os tempos e não precisou fazer uso da violência (como, por exemplo, o argentino Che utilizou) pra que suas idéias ainda fossem lembradas mesmo depois de mais de 2000 anos. Ele não veio tratar de política, tanto que disse: "dê a César o que é de César" quando foi questionado sobre impostos. O conceito de governo pra Jesus era muito maior. Ele falava sobre o reino de Deus, onde nenhum homem corrupto reina, mas o próprio Deus. Ele não "pregou" em comícios e nem quis virar deputado, senador, etc. Então sim, pra mim o cristianismo está ligado a Anarquia. Mas não falo da anarquia "Quebra pau" e "Caos total". Isso não trás solução a nenhum problema, só piora. Essa aí cria um "Estado" onde você não é mais oprimido pelo governo, mas onde todos oprimem e são oprimidos, pois não há leis, só o caos. Pra mim a anarquia cristã é tão utópica pra seres corruptos como nós, que talvez nem valha a pena falar nesse texto onde pretendo ser mais objetivo e concreto o possível. Talvez numa outra oportunidade.

Enfim, isso é só uma introdução do que ainda vou falar. Que fique bem claro aqui que eu não sou anarquista, não por enquanto pelo menos. Vamos parar de se conformar com a política do "Pão e Circo". Aqui não é Roma e estamos no século XXI já. Se esse texto gerar uma indignação e uma postura diferente em você, então eu fiz meu papel, caso contrário ele é tão inútil quanto esses políticos populistas.

2 comentários:

Isaque Vitor disse...

Nobre Diego, gostei do texto e também do blog. Virei até seguidor rsrs
Parece que partilhamos de uma visão bem semelhante.
Aproveito para falar estarei "copiando" seu texto para postar no blog do qual participo e, obviamente, fazendo as devidas referências.
Que o Eterno continue lhe abençoando e estarei acompanhando seus posts e comentando sempre que possível.
Um grande abraço

Diego Ruas disse...

Fica à vontade pra divulgar o texto brother!! Que bom q vc gostou! ;D

Deus te abençoe tb mano.. Tamo junto!

Abraçãoo