quarta-feira, 10 de março de 2010

Dos 7.. a Preguiça.

Ahh cara.. deu uma preguiça de falar sobre preguiça agora! Hahah brincadeiras à parte, preguiça é que nem vontade, dá e passa! às vezes demora demais pra passar.Segundo o Wikipedia a preguiça também pode ser interpretada como aversão ao trabalho, moleza, lentidão e em casos extremos vagal, entre outros. Agora a causa da preguiça está entre duas fontes: Psicológico ( a falta de motivação da pessoa pra realizar uma atividade ) e Fisiológico ( agora é falta de energia mesmo da pessoa pra realizar uma atividade de esforço físico ). O ponto de discução aqui é o Psicológico, pois o Fisiológico é normal a todos os humanos e também aos animais, já que na natureza muitas vezes é uma forma de preservar energia por longos períodos. Ai você me pergunta: mas porque então é considerado pecado nessa lista dos 7? Bom, na Era medieval a Igreja Católica mandava em geral la na Europa e era muitas vezes aliada ao Governo, então não era interessante a ela que o Povão tivesse preguiça de trabalhar e deixasse de sustentar ela e a nobreza ( Reis e outros frescos de "sangue azul" ). Logo a preguiça entrou na lista dos pecados capitais. Só que nesse caso até a preguiça fisiológica era considerada pecado. Hoje deixaremos de lado a ignorância e veremos o verdadeiro lado pecaminoso da preguiça, o psico!

Provérbios 6:6-11 nos adverte desse lado: "Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos e sê sábio. Pois ela não tendo chefe, nem feitor, nem dominador, prepara no verão o seu pão; na sega ajunta o seu mantimento. Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando ti levantarás do teu sono? Um pouco a dormir, um pouco a tosquenejar; um pouco a repousar de Braços cruzados. Assim sobrevirá a tua pobreza como um meliante e a tua necessidade como um homem armado"

O texto cita o "remédio" dessa preguiça: a Sabedoria. Ele não fala sobre o sono necessário a todos nós, mas o excesso dele causado por falta de motivação ao trabalho e não de energia. A motivação que você tem pra fazer algumas coisas e outras não é tudo psicológico, por isso nesses casos não diga que está cansado, pois você não está, tente só canalizar sua energia para realizar a atividade.
Tente se motivar, mesmo que não seja algo muito motivador. Encontre uma motivação pra cumprir sua agenda se é que você tem uma ( focar no prêmio, no resultado de sua atividade é uma bela dica! ) mas nunca seja tão preso ao cotidiano, pois ele nos destrói.
Viva la vida mano. Relaxe!.. mas seja Sábio e não preguiçoso!

Agora o que tem a ver com isso ir contra o mandamento do amor, de Jesus? Normalmente esse tipo de preguiça "psico" que eu falei tem suas causas às vezes emocionais, tipo falta de amor e carinho, na infância ou não. A pessoa não consegue se servir, quanto mais aos outros. Não acha motivações pois não tem amor próprio, e se a pessoa não se ama como ira amar o próximo verdadeiramente. Dai vive no ócio.
Pois é cara, tudo se resume no amor, até os problemas Hahahahh

Nenhum comentário: