segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Contos do Sr. Quadrado - Um Estudo em Vermelho [1] (1-2)

Anos átras o Sr.Quadrado chegava num vilarejo pequeno, de pessoas simples e humildes. O local era conhecido como Vila da Manga. Foi recebido com olhares curiosos e desconfiados. Naquele lugar não era comum encontrar visitantes. Havia uma lenda de que no vale, onde se localizava essa vila, a "sombra da morte" contaminava aqueles que usavam qualquer traje de cor vermelha, levando os ousados à morte. Com isso as pessoas da vila acreditavam que o vermelho era uma cor amaldiçoada, sendo assim até as rosas vermelhas que nasciam naquele lugar eram arrancadas da paisagem.

Mesmo se sentindo desconfortável com a situação o Sr.Quadrado entrou no pequeno e único bar da vila. Ao entrar, ainda fitado por olhares estranhos, perguntou a um atendente do bar, após se sentar, o porque de tanta hostilidade. O homem respondeu dizendo que as roupas do Sr. Quadrado não eram adequadas naquela vila, pois ele estava usando uma camisa vermelha. O atendente aproveitou e contou-lhe sobre a lenda.

O Sr.Quadrado ficou indignado com a tal lenda, pensava ele ser um absurdo, mas não queria ser ignorante com aquelas pessoas, então foi ao banheiro e trocou a camisa pela única outra que tinha, branca. Os olhares estranhos cessaram, mas ainda assim ele queria mudar a visão daquelas pessoas, resolveu então ir a fundo na lenda. Permanecendo quase uma semana naquele lugar e conhecendo algumas pessoas, acabou descobrindo que o que causava as mortes na verdade era a origem da tinta vermelha que usavam pra colorir as roupas naquele lugar. Vinha de uma árvore, mas o pigmento possuía substancias tóxicas, provavelmente por conta do lençol freático daquela região que estava contaminado pelo lixo produzido pela própria vila.

Radiante pela solução do mistério, resolveu compartilhá-la com o povoado daquele lugar. Se dirigiu ao centro da vila, armou um pequeno palanque e começou a falar. Esclarecendo toda a sua descoberta para aqueles que o ouviam no centro da vila ainda completou:

- Quando uma pessoa expande os limites do seu conhecimento, ou melhor, quando ela conhece a verdade, ela nunca volta a pensar como antes, por isso abram os seus olhos para ver além dessa mentira. Essas lendas bobas só geram preconceito e exclusão de pessoas!

- Fala isso porque não é daqui! - gritou um morador indignado - porque deveríamos acreditar em você?

- Não quero impor o que penso a vocês, não me acho o dono da verdade, só não suporto ver o que essa lenda trouxe para essa vila: divisão e ódio! e só estou aqui a uma semana! - respondeu o Sr.Quadrado

Alguns moradores se revoltaram com o discurso do Sr.Quadrado e por isso queriam linchá-lo ali mesmo. Mas a situação, que já parecia grave, piorou quando um terceiro "personagem" apareceu...

Semana que vem a segunda e última parte desse episódio...

P.S.: Sim, o título é uma homenagem a um grande personagem da literatura mundial: Sherlock Holmes, o famoso detetive inglês.

Nenhum comentário: